O que é Kata?


Existem duas formas de se praticar Judô: Kata e Randori  .


O Kata, que literalmente significa "forma", é praticado seguido um sistema pré-determinado de técnicas enquanto que o Randori, que significa “treino livre” é praticado livremente.


Katas é o conjunto das técnicas fundamentais, um método de estudo especial, para transmitir uma técnica, o espírito e o modo do judô. Segundo o mestre Jigoro Kano: "Os katas são a estética do judô, sem o qual é impossível compreender o alcance." O kata oferece ao randori as razões fundamentais de cada técnica.


O kata foi desenvolvido com o propósito de usar os aspectos básicos das técnicas do judô e sua etiqueta apropriada. É através dos katas que o uke e o tori podem trabalhar juntos para melhorar a fluência e dos movimentos do judoca.


Os katas são divididos de acordo com as habilidades e técnicas do judô a serem ensinadas, atualmente o judô possui 9 (nove) katas, sendo eles:   Nage-no-Kata (Formas de Arremesso), Katame-no-Kata (Formas de agarrar ou segurar), Kime-no-Kata (Formas de Técnicas Decisivas), Ju-no-Kata (Formas de Gentileza e Flexibilidade), Kodokan Goshin-jutsu (Formas de Autodefesa Kodokan), Itsutsu-no-Kata (Formas de "Cinco "), Koshiki-no-Kata (Formas dos Clássicos), Seiryoku-Zenyo-Kokumin-Taiiku (Formas de Educação Física Nacional de Máxima Eficiência) e o mais recente denominado Kodomo-no-Kata (Formas para crianças). 

kata

O Nage-no-Kata , também chamado de “Randori-no-Kata“, foi adotado em abril de 1960 para ajudar os praticantes de Judô a entenderem os princípios das técnicas básicas do Nage-waza usados ​​em um Randori.


Composto por três técnicas retiradas do Te-waza, Koshi-waza, Ashi-waza, Ma-sutemi-waza e Yoko-sutemi-waza é desenvolvido demonstrando uma aplicação de esquerda e direita de cada golpe.


A base das técnicas de arremesso do Nage-no-kata são adquiridas após a prática Kuzushi (desequilíbrio), Tsukuri (preparo), Kake (projeção) pelo Tori (quem aplica) e a forma correta de receber técnica cada, de responsabilidade do Uke (quem recebe).


Te-waza

Koshi-waza

Ashi-waza

Ma-sutemi-waza

Yoko-sutemi-waza

Uki-otoshi

Seoi-nage

Kata-guruma

 Uki-goshi 

 Harai-goshi 

 Tsurikomi-goshi

 Okuri-ashi-harai 

 Sasae-tsurikomi-ashi 

 Uchi-mata

 Tomoe-nage 

 Ura-nage 

 Sumi-gaeshi

 Yoko-gake 

 Yoko-guruma 

 Uki-waza