Lorem ipsum dolor sit amet

Jigoro Kano

- O Pai do Judô


Nascido em 28 de outubro de 1860, em Mikage, prefeitura de Hyogo no Japão, terceiro filho de Jirosaku Mareshiba Kano, alto funcionário da marinha imperial, seus pais queriam que seguisse a carreira de diplomata ou político, mas Jigoro Kano preferiu o magistério, embora de personalidade marcante, possuía físico franzino, medindo 1,50 metros de estatura e pesando uns escassos de 48 kg, o que dificultava o seu ingresso na maioria dos esportes. Em 1871 com 11 anos de idade foi mandado para Tóquio para estudar o idioma inglês, então indispensável para o progresso em qualquer sentido e que, possibilitou mais tarde tornar-se professor e tradutor dessa língua e ainda montar sua própria escola em Tóquio, a Kobukan (escola de inglês).

Aos 16 anos, decidiu fortificar o corpo, praticando a ginástica, o remo e o basebol. Mas estes desportos eram demasiados violentos para sua débil constituição. Além disso, nas brigas entre estudantes, Kano era sistematicamente vencido. Ferido na sua qualidade de filho de um Samurai decidiu estudar jiujitsu. Quem lhe ensinou os primeiros passos do professor Teinosuke Yagi. Posteriormente, em 1877, matriculou-se no Tenshin Shinyo Ryu, sendo discípulo do mestre Hachinosuke Fukuda. Em 1879, com a idade de 82 anos, Fukuda morreu e Kano herdou seus arquivos. Tornou-se em seguida o aluno do mestre Masatomo Iso, um sexagenário que possuía os segredos de uma escola derivando igualmente do Teshin Shinyo Ryu.

Continuando o seu treinamento, Jigoro Kano torna-se vice-presidente da escola. Infelizmente, Masatomo Iso, morreu muito cedo e Kano novamente encontrou-se sem professor. Contudo Kano continuou a treinar intensamente, mas um bom professor lhe era indispensável.

22g

Foi então que preparou o mestre Tsunetoshi Likugo que lhe ensinou a técnica da escola Kito Ryu. 

Como Kano até então só pratara sempre como lutas corpo a corpo, sempre usando roupas normais, a escola de Kito ensinou-lhe o combate com armadura. Pouco a pouco, Kano fez uma simulação das diversas escolas criando um sistema próprio de disciplina, continuando, no entanto a treinar com o mestre Likugo até 1885.

Fonte 


Kodokan

(Instituto Caminho da Fraternidade)

Em fevereiro de 1882, Jigoro Kano inaugura sua primeira escola denominada Kodokan (Instituto do Caminho da Fraternidade). Um Kodokan estava localizado no segundo andar de um templo budista Eishoji de Kita Inaritcho, bairro de Shimoya em Tóquio, onde havia doze jos (jo medida de superfície, módulo de tatame). O primeiro aluno inscreveu-se em 05 de junho de 1882, chamava-se Tomita. Depois vendido Higushi, Arima, Nakajima, Matsuoka, Amano Kai e o famoso Shiro Saigo (Sugata Sashiro). As idades oscilavam entre 15 e 18 anos.


Kano albergou-se e ocupou-se deles como se fosse um pai. Foi um período difícil, mas apaixonante, o jovem professor não tinha dinheiro e o shiai-jo media 20m², mas a escola progrediu e em breve tornado-se célebre.


KODOKAN

“Eu estudei jujutsu não somente porque o achei interessante, mas também, porque compreendi que seria o meio mais eficaz para a educação do físico e do espírito. Porém, era necessário aprimorar o velho jujutsu, para torná-lo acessível a todos, modificar seus objetivos que não eram voltados para a educação física ou para a moral, nem muito menos para a cultura intelectual. Por outro lado, como as escolas de jujutsu apesar de suas qualidades tinham muitos defeitos — concluí que era necessário reformular o jujutsu mesmo como arte de combate. Quando comecei a ensinar o jujutsu estava caindo em descrédito. Alguns mestres desta arte ganhavam a vida organizando espetáculos entre seus alunos, por meio de lutas, cobrando daqueles que quisessem assistir. Outros se prestavam a ser artistas da luta junto com profissionais de sumô. Tais práticas degradantes prostituíam uma arte marcial e isso me era repugnante. Eis a razão de ter evitado o termo jujutsu e adotado o do judô. E para distingui-lo da academia Jikishin Ryu, que também empregava o termo judô, denominei a minha escola de Judô Kodokan, apesar de soar um pouco longo.”

- Jigoro Kano, em 1898, em uma de suas conferências.


DADOS BIOGRÁFICOS DO PROF. JIGORO KANO


28/10/1860 - Data de nascimento.


● 1877 - Ingressa na Universidade Imperial de Tóquio Torna-se aluno do Mestre Fukuda (Jujitsu).

● 1878 - Fundação do primeiro clube de basebol do Japão.

● 1881 - Licenciado em letras Torna-se aluno da escola de Kito (Jujitsu).


● 1882 - Forma-se em Ciências Estéticas e Morais Em fevereiro, funda a sua Escola da qual deu o nome Judô Kodokan - Em agosto é nomeado professor no Colégio dos Nobres.


● 1884 - Nomeado adido do Palácio Imperial.

● 1886 - Nomeado vice-presidente do Colégio dos Nobres.

● 1889 - Viaja à Europa como Adido da Casa Imperial.

● 1899 - Torna-se Presidente do Butokukai (Centro de estudo de artes militares).

● 1907 - Elabora os três primeiros Katas de Judô.

● 1909 - Torna-se membro do Comitê Olímpico Internacional, como primeiro representante do Japão.

● 1911 - Eleito presidente da Federação Desportiva do Japão.

● 1922 - Passa a Ter assento na Câmara Alta do Parlamento Japonês.

● 1924 - nomeado Professor Honorário da Escola Normal Superior de Tóquio.

● 1928 - Participa da Assembleia Geral dos Jogos Olímpicos de Amsterdã.


05/04/1938 - A bordo do transatlântico "Hikawa Maru" e acometido por uma pneumonia morre o Prof. Jigoro Kano,  quando voltava do Cairo, onde havia presidido a assembleia geral do comitê internacional dos jogos olímpicos.